Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Trembleya rosmarinoides DC. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-04-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Luiz Santos

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): José Fernando Baumgratz


Justificativa

A espécie é endêmica do estado de Minas Gerais, onde ocorre nas Serras da Gandarela, no município de Rio Acima, na Serra da Capanema, município de Itabirito e no Pico do Itacolomi, município de Ouro Preto (Santos et al., 2009; CNCFlora, 2013; Martins, 2014). Encontrada em vegetação de Cerrado, associada a fitofisionomias de Campos Rupestres, ocorre em fendas e depressões de rochas em afloramentos de canga, em altitudes entre 1.642 m e 1.904 m (Santos et al., 2009; CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 485 km², AOO de 24,00 km² e está sujeita a quatro situações de ameaça considerando a proximidade das localidades de ocorrência. A agricultura na região de ocorrência da espécie é considerada uma ameaça, visto que apresenta índices de degradação ambiental da ordem de 84% relacionados a essa atividade (Fernandes et al., 2005). Tal ameaça implica o declínio contínuo da EOO, AOO e de qualidade do hábitat. Visto que a espécie apresenta poucos registros, não incluindo ocorrência em área protegida, possivelmente em razão do seu tamanho diminuto e hábito de vida subarbustivo, são necessários investimentos para aumentar o esforço de coleta na busca de novos registros, bem como para a implementação de planos de ação necessários a sua conservação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Trembleya rosmarinoides Mart. & Schrank ex DC.;

Família: Melastomataceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Prodr. [A. P. de Candolle] 3: 125. 1828. T. rosmarinoides possui estreita afinidade com T. pithyoides Cham. Em ambas, as flores dispõem-se em dicásios reduzidos apenas a uma flor solitária e as inflorescências, pedunculares, saem aos pares nas axilas das folhas mais superiores do ramo. Vegetativamente, as duas espécies são as que mais se aproximam das espécies do gênero Microlicia, especialmente com relação à disposição concentrada no terço superior da planta; dimensão não variável das folhas ao longo dos ramos; ramificação fastigiada; porte reduzido e formação cespitosa (Martins, 1997).

Distribuição

Endêmica do estado de Minas Gerais, município de Ouro Preto (Pico do Itacolomi), Itabirito, Rio Acima (Santos et al., 2009; Martins et al., 2014); coletada nas Serras do Belo Vale, Capanema e Ouro Preto (Martins, 1997); encontrada entre 1.642 m e 1.904 m de altitude (F.F. Carmo 2262; F.F. Carmo 192).

Ecologia

Caracteriza-se por subarbustos eretos, ca. 20 cm a 40 cm de altura, cespitosos e lenhosos, bastante ramificados; encontrados em ambientes rupestres (Martins, 1997; Santos et al., 2009), em fendas e depressões de rochas em afloramentos de canga (F.F. Carmo 2262).

Ameaças

2 Agriculture & aquaculture
Incidência regional
Severidade very high
Detalhes Em estudo de degradação ambiental causada pela agricultura em Minas Gerais, o município de Ouro Preto obteve um índice de degradação ambiental de 84% (Fernandes et al., 2005).

Referências

- FERNANDES, E. A.; CUNHA, N. R. D. S.; SILVA, R. G. D. Degradação ambiental no Estado de Minas Gerais. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 43, n.1, p.179-198, 2005.

- SANTOS, A.K.A.; MARTINS, A.B.; ROMERO, R.; SANTOS, A.P.M.; ALMEDA, F; BERNARDO, K.F.R.; KOSCHNITZKE, C.; GOLDENBERG, R.; REGINATO, M.; LEE, R.C.S.; RODRIGUES, W.A. Melastomataceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009. pp. 263-279.

- ENEIDA MARTINS. Revisão taxonômica do gênero Trembleya DC. (Melastomataceae). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

- Martins, A.B.; Rodrigues, K.F.; Silva-Gonçalves, K.C. 2014. Trembleya in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB30873>.

Como citar

CNCFlora. Trembleya rosmarinoides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Trembleya rosmarinoides>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 28/11/2014 - 19:21:03